sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Rosquinha do presidente (Pretzel)






Peguei essa receita no programa da Palmirinha, foi passada essa semana. Muito simples e saborosa, não vou falar que fica igualzinho ao Pretzel do shopping, mas engana muito bem e é uma ótima opção para servir no lanche!


Ingredientes:

15 gramas de fermento biológico - 1 tablete
1 colher (sopa) açúcar
1 colher (chá) sal
2 colheres (sopa) margarina ou manteiga
1 xícara (chá) água morna
2 e 1/2 xícaras (chá) farinha de trigo
farinha de trigo para sovar a massa

Dissolva o fermento no açúcar atá ficar líquido. Coloque a água nessa mistura mas cuidado com a temperatura, para não matar o fermento. Em um outro recipiente coloque a farinha, o sal e a margarina e adicione a mistura de fermento, misture bem. Coloque na bancada e sove a massa delicadamente, até ficar macia e desgrudando da bancada. Modele os pretzels e coloque em assadeira untada e polvilhada. Leve ao forno por aproximadamente 15-20 minutos. Eles crescem no forno, não é necessário deixar descansar. Detalhe: não ficam dourados, ficam coradinhos apenas por baixo, cuidado para não deixar assar muito, senão fica duro.

Para finalizar:

500 gramas de margarina sem sal derretida
açúcar
canela
Assim que os pretzels estiverem frios passe na margarina e em seguida no açúcar misturado com a canela. Mantenha em recipiente seco e bem fechado.

Rendimento: aproximadamente 15 unidades (menores que o do shopping), se fizer do mesmo tamanho renderá menos.
Observação: a receita da Palmirinha pede 500 gramas de margarina, mas fiz 2 receitas e 3 colheres (sopa) de margarina bem cheias e depois derretida foram suficientes para banhar todos os pretzels.

Espero que gostem!


Abraços!!!!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Bolo de laranja com cenoura




Sou fã de bolo de laranja e pra mudar um pouco resolvi acrescentar cenoura, afinal não tomamos suco de laranja com cenoura? O resultado foi muito bom, a massa bem fofinha... mas tenho que dizer, o sabor da laranja prevaleceu. Mas vale a pena fazer, eu adorei!


Ótima semana à todos!


Beijos*


Massa:

3 ovos

1 laranja pêra (tirar as pontas, cortar em 4 e retirar a parte branca e os caroços)

1 cenoura média

1 xícara (chá) de óleo

1 xícara (chá) de açúcar *ver observação

2 xícaras (chá) farinha de trigo

1 colher (sopa) fermento em pó


Lavar bem a cenoura e colocar para bater com a laranja, os ovos e o óleo. Bater bem, até que não tenha mais pedaços. Em um recipiente à parte colocar os ingredientes secos: farinha, açúcar e fermento. Adicionar a mistura do liquidificador, misturar bem e levar para assar em assadeira untada e enfarinhada por aproximadamente 30 minutos. Se gostar bem douradinho pode ser que demore um pouco mais e também depende do forno: no meu assei a 205º porque não é muito forte.


Calda: 150 ml de caldo de laranja


2 colheres (sopa) de açúcar comum ou de confeiteiro

Misturar até dissolver o açúcar e regar o bolo ainda quente.

Observação: Não gosto de nada muito doce, então em todas as minhas receitas de bolo diminuo aproximadamente 1 xícara de açúcar, na verdade nem uso a xícara cheia, deixo faltar mais ou menos a espessura de um dedo para completá-la. Quem gosta mais doce pode colocar 1 e 1/2 ou até mesmo 2 xícaras (o que não recomendo porque podemos nos habituar a comer alimentos não muito doces. Nossa saúde agradece!)

domingo, 3 de janeiro de 2010

Torta de coco


Essa foi mais uma das delícias da ceia de Ano Novo!


Massa:


1 pacote de biscoito maisena (200 gramas)

100 gramas de margarina sem sal


Triture o biscoito no liquidificador ou triturado até virar uma farinha. Misture a margarina e amasse bem até ficar bem misturado, fica uma farofa bem úmida. Forre o fundo e as laterais de uma assadeira (pode ser de fundo removível ou não, depende se vai querer desenformar) e leve para assar em forno médio por aproximadamente 15 minutos ou até ver que está começando a dourar.


Creme:

1 lata de leite condensado

1 lata de leite comum

1 colher (sopa) rasa de amido de milho

2 gemas


Leve todos os ingredientes ao fogo até virar um creme.


Cobertura:

2 claras

4 colheres (sopa) de açúcar

100 gramas de coco ralado ou em flocos (a da foto está com coco em flocos)


Bater bem as claras até o ponto de neve e ir adicionando o açúcar até ficar como um merengue.


Assim que retirar a massa do forno coloque por cima o creme e em seguida o merengue. Por último coloque o coco ralado e volte ao forno para gratinar até ficar bem dourada. Sirva gelada.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Pudim de leite condensado


Antes de mais nada, quero desejar a todos um 2010 maravilhoso!!! Repleto de coisas boas, com muitas realizações, paz, amor e saúde!!!!


Noite de virada, não passei em minha casa, mas mesmo assim não deixo de fazer coisas gostosas, afinal queremos delícias o ano todo não é?


Essa receita é clássica, não conheço quem não goste...mesmo no meio das mais inusitadas sobremesas ela não perde seu lugarzinho ao sol...


Receita:


1 lata de leite condensado

3 ovos

1 e 1/2 lata de leite comum (usar a lata de leite condensado para medir)


Bater bem o leite condensado com o ovos, adicionar o leite e bater mais um pouco.


Para a calda: 5 colheres (sopa) de açúcar


Faço diretamente na forma de pudim. É só colocar o açúcar e levar ao fogo, tomando cuidado para não queimar, senão fica amarga e também cuidado ao manusear pois o caramelo atinge temperatura muito alta. Assim que o caramelo estiver pronto, coloque a mistura que foi batida e leve ao banho maria no forno ou no fogão. Fiz no fogão e demorou 1 hora, no forno demora um pouco mais. Para saber se está pronto e só furar com um garfo ou palito delicadamente e este deve sair limpo.


Importante: deixe esfriar para desenformar!