quarta-feira, 24 de junho de 2009

CUPCAKE/MUFFIN DE BAUNILHA









Essa receita recebi de uma colega da internet, em uma apostila de cupcakes. Adaptei a receita colocando em medidas caseiras pra facilitar para quem seguir a receita, pois todas as medidas estavam em gramas e nem todos tem balança em casa.

7 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) açúcar refinado, se gostar mais doce colocar 5 colheres
5 colheres (sopa) manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 ovos
1/2 colher (chá) essência de baunilha, pode colocar 1 colher de chá
2 colheres (sopa) de leite, aproximadamente
1 colher (chá) fermento em pó

Pré-aqueça o forno em temperatura média e forre 15 forminhas de muffin/cupcake com forminhas de papel. Em uma tigela média, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte os ovos, um por vez, com um pouquinho da farinha. Bata bem. Adicione a baunilha e o restante da farinha, misturando. Junte o leite até conseguir uma consistência para “pingar” a massa nas forminhas. Asse por 15-20 minutos ou até que eles estejam dourados e assadinhos por dentro – faça o teste do palito se preferir. Retire do forno e coloque os cupcakes sobre uma grelha para esfriarem. Decore depois de completamente frios. Minha receita rendeu 15 unidades.

Observação 1: não encha muito as forminhas com massa, senão eles transbordarão. 2/3 de capacidade da forminha é suficiente.

Observação 2: eu fiz alguns com pedaços de goiabada e de chocolate ao leite, para isso, antes de colocar esses pedaços nos muffins passe-os na farinha de trigo, para que não desçam.

Observação 3: à massa pode-se acrescentar: raspas de limão ou laranja, granulado, gotas de chocolate, ou o que desejar.
Observação 4: os bolinhos podem ser decorados com glacê, pasta americana ou cobertos com ganache, brigadeiro cremoso, doce de leite, chocolate derretido, enfim, o que sua imaginação permitir.
Espero que gostem!!!
Abraços,
Iara.














Um comentário:

  1. adorei!! e ainda bem que voce colocou nas obs a dica da farinha de triga. eu nao estava entendo porque os pedacos de chocolate ficavam todos embaixo..
    beijo

    ResponderExcluir