segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Croquete de pernil


Oi gente!!!!


Espero que o Natal de todos tenha sido maravilhoso, o meu foi!!! Pena que esqueci de tirar fotos dos meu pratos, porque foi tanta correria que nem poderei postar as receitas aqui, porque sem foto não tem graça né...


Aproveitando essa história de Natal, aqui em casa todos os anos asso um pernil, dos grandes mesmo, com uns 5 quilos pelo menos. Quando as partes mais suculentas e saborosas já foram, acaba sobrando... e então, como não gosto de jogar nada fora, aqui está uma receita de um croquete que fica maravilhoso, já me pediram até pra assar pernil durante o ano pra poder fazer, pode????


Espero que aproveitem....


Super beijo*


A receita:


1 cebola ralada

2 dentes de alho amassados

3 colheres (sopa) de azeite

2 tomates picados

1/2 pimentão verde bem picadinho (bem mesmo!)

sal à gosto

pimenta à gosto

1/2 copo de requeijão cremoso

500 gramas de pernil assado bem picadinho (bem mesmo, de novo!)

1/2 litro de leite

1 copo + 1/4 de copo de farinha de trigo (usar copo de requeijão para medir)

2 colheres (sopa) de margarina

cheiro verde


Aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho e a cebola. Quando estiver bem murcho junte o pimentão, os tomates e refogue bem. Junte o pernil, a pimenta e o sal (cuidado se seu pernil estiver com bastante sal). Coloque o requeijão cremoso, a margarina e o leite. Deixe levantar fervura, coloque o cheiro verde e coloque aos poucos a farinha de trigo e vá mexendo rapidamente para não empelotar. Solta do fundo da panela mas não completamente, fica meio mole mesmo. Coloque em um refratário e espere esfriar. Unte as mão com um pouco de óleo e modele os croquetes. Passe no ovo batido e em seguida na farinha de rosca.


Fritar em óleo quente e é só alegria!!!!!
Rendimento: aproximadamente 60 croquetes

2 comentários:

  1. Oi Iara feliz 2010 para voce.

    Sua ideia é otima, que pena não pensei nisso. Sobrou do Pernil da cunhada tanta carne, que todos levaram um pouco para casa, comemos acebolado depois, requentado e no pão...

    Eu nem me lembrei que existe croquete, viche... Bj Pri

    ResponderExcluir
  2. Poxa Pri, é mesmo uma pena que não tenha dado tempo de fazer essa receita, pois fica maravilhoso, aqui em casa foi mais que aprovado!!!

    Beijos*

    ResponderExcluir