sexta-feira, 14 de maio de 2010

2 receitas em 1

Bolo com um cafézinho = DELÍCIA

Bolo de milho cortado


Bolo saindo do forno


Curau de milho




Esse é o bagaço do milho



Bom, falo que é uma receita 2 em 1 porque a partir de um ingrediente, que é o milho, faremos o curau e também um bolo especial, pra ninguém botar defeito! Eu sou suspeita porque adoro quase tudo que tem milho (exceto polenta, que não me deve nada) e adoro receitas assim, que podemos aproveitar "tudim, tudim", rs. Faremos o curau e com o bagaço que sobra e que muitas vezes é jogado fora, sai um bolo que é TDB(tudo de bom)!!!!!! Vale a pena anotar:



Primeiro vou passar minhas anotações: tinha em casa 6 espigas de milho, aí tem que cortar bem rente para sair todos os grãos. Isso me rendeu 995 gramas de milho crú ou falando em medida caseira 5 e 1/2 copos (copo de requeijão cheio até a boca). Cada copo de milho tem 180 gramas.

Curau

Para o curau vamos usar todo esse milho, da seguinte maneira: para cada copo de milho, adicionar 1 copo (requeijão) de leite, que dessa vez não precisa estar cheio até a boca, deixe faltar um pouco para encher (+/- 1 dedo), ou seja, usaremos para a receita 5 e 1/2 copos de leite. Bata um copo de milho e um de leite por vez no liquidificador e passe a mistura pela peneira. Ao terminar de bater, reserve o bagaço. Levar o líquido extraído ao fogo com açúcar à gosto, mexendo sempre até engrossar. Depois que começar a ferver deixe cozinhar uns 5-10 minutos. Coloque em um refratário ou em tacinhas individuais e polvilhe canela em pó à gosto. Leve para gelar. É muito bom gente, tem aquele verdadeiro gostinho de milho, e não esses engrossados com amido que se vende por aí.


Bolo de milho

Depois de fazer o curau, vamos bater o bolo:

Meu milho, após processo de curau me rendeu 315 gramas de bagaço ou falando em medida caseira 1 copo (tipo requeijão cheio até a boca) + 2 colheres de sopa.

Bata tudo no liquidificador:

o bagaço do milho
4 ovos
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
1 colher (sopa) de margarina
1 fio de óleo
1 pitada de sal
5 colheres (sopa) de flocos de milho - famosa Milharina
1 colher (sopa) de fermento em pó

Leve para assar em assadeira untada e polvilhada até ficar levemente dourado ou até que esteja assado, colocando um palito no centro e que este saia limpo.
Fica um bolo bem úmido, macio e com uma leve camada cremosa na parte inferior! Acompanha muito bem um café, por sinal eu acabei de comer aquele ali da foto com café...hummmmm!

Abraços e um ótimo fim de semana!!!

2 comentários:

  1. Humm, eu tenho bagaço de milho no freezer para fazer bolo!!!Tb gosto muito de quase tudo que leva milho!!!Gostei muito aqui do seu cantinho!!!Já sou sua seguidora!!!

    Bjs...Bom feriado!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Adorei seu site, suas receitas são maravilhosas e bem apetitosas...qro ver se nesse final de semana eu consigo fazer....
    Se puder passa no meu blog de receita para fazer uma visitinha

    http://artigosenoticiasweb.blogspot.com.br

    abraços e mto sucesso.

    ResponderExcluir