segunda-feira, 6 de julho de 2009

Bolinho de polvilho frito






Essa receita é de família e é uma tentação....O bolinho fica super sequinho, parecendo um chicletinho puxa-puxa. Gostoso para comer enquanto ainda está quentinho e de preferência com um cafézinho... Aproveite, essa merece MUITO ser anotada!


Bolinho de polvilho


1 kg de polvilho (pode ser o doce ou o azedo, mas prefiro o doce)
1 copo (requeijão) de água
1 copo (requeijão) de óleo
5 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 a 6 ovos dependendo do tamanho


Coloque o polvilho em um recipiente, adicione o açúcar e o sal e misture. Reserve. Leve para ferver a água junto com o óleo, joque no polvilho e misture (nessa etapa estamos escaldando o polvillho). Deixe esfriar um pouco e coloque o fermento m pó, misture bem. Agora, por último vá adicionando os ovos (quem não tem prática vá colocando um a um) e amasse bem com as mãos até que a massa desgrude das mãos e não fique pegajosa. Na minha receita utilizei 4 ovos grandes e fico no ponto prfeito. Caso coloque ovo demais polvilhe um pouco mais de polvilho. Sove muito bem a massa, isso é importante. Frite os bolinhos no formato que preferir e escorra em papel absorvente.


Observação: essa massa é muito prática, pois colocada em recipiente bem limpo e fechado pode ficar na geladeira por até 5 dias (já fiz o teste), aí quando precisar é só retirar da geladeira e fritar, não precisa esperar ficar em temperatura ambiente, pode fritá-los ainda com a massa gelada mesmo. Como na geladeira a massa endurece um pouco, se houver alguma dificuldade
em moldar os bolinhos, basta untar as mãos com um pouco de óleo.



Espero que gostem!


Beijos*

58 comentários:

  1. tem que fritar no oleo bem quente?

    ResponderExcluir
  2. nao, tem que ser no oleo gelado

    ResponderExcluir
  3. Deeu bem certo, só coloquei dois ovos, e ficou muiito bom, recomendo!

    ResponderExcluir
  4. Todo biscoito de polvilho deve-se,colocar os bolinhos no óleo frio,depois ligar a panela em fogo baixo,quando estiver faltando uns 5 minutos para terminar a fritura aumente o fogo e retire os bolinhos,para fritar a outra remessa,esfrie o óleo em uma bacia com gelo e repita a mesma operação do começo da fritura.

    ResponderExcluir
  5. parabéns amei os bolinhos ficaram uma delicia....prabéns♥
    ficaram bem sequinhos crocante....hummmmmmmm....
    xau bjus

    ResponderExcluir
  6. ai fico ruim acho que foi o polvlho azedo.... fico péssimo....que pena que tanto comer um bolinho de polvilho gostozo mais ta horrivel☻

    ResponderExcluir
  7. uai , fermento com polvilho ? será ?!

    ok , vou tentar .

    ResponderExcluir
  8. O óleo deve ser no ponto para fritura,não muito quente senão o bolinho fica crú, mas não tem necessidade de estar frio. Sovem bem a massa, pois esse é um dos segredos para que ele não estoure pois bem sovado não fica com bolhas de ar.

    Abraços e obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir
  9. ESTOU GRAVIDA E COM VONTADE DE COMER ,MAS A TIA QUE FAZIA ASSIM JÁ FALECEU,VOU FAZER DESSE JEITO.MAS VOU USAR O POLVILHO AZEDO.SERÁ QUE VAI ESPERRAR MUITO???OBRIGADA DEPOIS DIGO COMO FICOU.

    ResponderExcluir
  10. hum!!!!!!!!!
    o meu num ficou muito bom não
    ficou duro e seco..
    mais valeu pela receita..
    vou continuar a fazer ate acertar o ponto......

    ResponderExcluir
  11. Achei essa receita muito boaa...
    mas como faço para o bolinho ficar macio?

    ResponderExcluir
  12. eu ja comei esse bolinho e tudo de bom

    agora eu vou fazes sempre com polvinho a gente faz muita coisa eu faco pao de queijo de de polvinho tapioca
    eu tenho 15 anos
    adoro tudo isso

    ResponderExcluir
  13. eu amo esse bolinho aprendi a fazer com minha mae, só q eu faço ele tambem doce,é maravilhoso

    ResponderExcluir
  14. vou tentar fazer este ,para fazer o teste poque o que eu queria é aquele que tem um pouco de fubá na massa ,mas este eu não acho de jeito algum.Mas obrigada pelas dicas de não esturar.
    Eny

    ResponderExcluir
  15. Acabei de comê-lo, ficou uma delícia!!!! Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Eu adoror bolinho de puvilho minha tia sabe fazer ela vai azer para mim EBA

    ResponderExcluir
  17. NOSSA, QUE RECEITA MARAVILHOSA.EXPERIMENTA SUBSTITUIR A AGUA PELO LEITE,FICA BEM MELHOR AINDA.E FRITAR EM TEMPERATURA BRANDA,NAO ESTOURA.


    DENISE JAUDY
    CUIABA-MT 20/04/2010

    ResponderExcluir
  18. Fiz essa receita e ficou muito bom!!!
    E o que é melhor é q pode guardar a massa já pronta na geladeira.

    ResponderExcluir
  19. Das vezes que fiz acho que apenas uma vez estorou e creio que pelo fato de não ter sovado muito bem a massa. Coloco no óleo em temperatura não muito quente e evito ficar muito próximo ou estar com mãos ou alguma coisa molhada, porque água em óleo quente pode até causar acidente grave. Prefiro essa receita do modo que escrevi, doce. Algumas pessoas já me falam que comem salgado, mas eu particularmente sou fã do doce. Evito bastante fazer frituras em casa mas acho que já está chegando a hora de fazer essa receitinha..... para quem não conseguiu que ficasse macio, não sei dizer o que aconteceu pois ele costuma ser bem sequinho, crocante por fora e macio dentro, fica até puxa-puxa. Ah, não é um bolinho que deve ficar douradinho, ele é meio branquinho pois se fritar muito ele fica duro realmente. Não desistam dessa receita, pois é maravilhosa! Muito obrigada pelos comentários, fico feliz em ver o interesse de tantas pessoas por essa receita, que pra mim tem um valor um tanto sentimental, pois aprendi com minha mãe! Um grande beijo a todos!

    Iara.

    ResponderExcluir
  20. Vou fazer a receita, mas na última vez que fiz só com água estourou muito, uma vez fiz com metade do copo de leite e metade de água, não estourou, tbm não usei fermento, vou fazer como fiz no dia em que não estourou, porém com as suas medidas que não estava me lembrando. Não vejo necessidade de usar fermento por ser bolinho de polvilho. Beijos e obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
  21. vou tentar fazer mas parece que muito gostoso.

    ResponderExcluir
  22. eu fiz mas não prestou vou tentar áte conseguer..............

    ResponderExcluir
  23. Fiz e ficou delicioso, estava a procura desta receita, sempre compro nas padarias porque adoro, agora faço eu mesmo.

    Edson - Taquara - RS

    ResponderExcluir
  24. Nossa queria muito esta receita. Vi e fui fazer e não é que deu certo. Adorei muito bom, fica bem gostoso e sequinho. Parabens e Obrigada por compartilhar conosco esta maravilha.

    ResponderExcluir
  25. vou tentar fazer!!! os comentarios foram muito bom espero que eu tbem goste

    ResponderExcluir
  26. SE EU NÃO COLOCAR AÇUCAR DÁ CERTO?
    POIS GOSTO DO BOLINHO SALGADO

    ResponderExcluir
  27. Vol tentar depois falo como ficou. MPT BARBACENA

    ResponderExcluir
  28. ESSE BOLINHO É OTIMO PARA DIAS FRIOS COM CAFÉ BEM QUENTINHO! MUITO BOM ACHO QUE COM LEITE NÃO ESPIRRA

    ResponderExcluir
  29. Eu fui fritar os bolinhos e de repente começou a estourar o oleo e sujou o fogão todo voou bolinho no chão ..porque isso aconteceu!!!

    ResponderExcluir
  30. Com toda essas mudanças e evoluções de hoje em dia, uma receita simples, torna-se uma aventura no preparo...
    Uma dica é que você Lara, explica com a prática e se esqueceu de quem muitos dos que leem não as tem... e acaba não explicando adequadamente como preparar, exemplo: a massa sempre vai grudar, não vai se soltar como se fosse um macarrão cozido... e como fazer para enrolar?? veja pela quantidade de comentários, boa parte, infeliz quanto o meu..meu bolinho ficou horrível....

    ResponderExcluir
  31. Iara, muito obrigada! Minha mamãe e minha vovó sempre faziam esse bolinho para mim! Sempre preferi esse, ao invés de bolo, bolinho de chuva, etc... Só que minha vovó ficou velhinha, e minha mamãe infelizmente faleceu... E eu nunca consegui pegar essa receita... Ficava sonhando com esse bolinho! Aí procurando pela internet achei!! Que delícia! Que sabor de infância! Que nostalgia! Obrigado por compartilhar! Como já tinha feito algumas vezes com minha mãe, o meu bolinho ficou perfeito!! Sabor de comida da mamãe, a melhor do mundo!!!

    ResponderExcluir
  32. vou tentar fzer adoro esses bolinhos minha avo fazia pra mim infelizmente ela se foi . obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  33. acabei de ve e estou tentando fazer , minha vo fazia com leite porem nao sei como se faz , estou tentando fazer do jeitinho que esta ai , espero que fique bom :D

    ResponderExcluir
  34. caramba! como essa coisa espirra...
    minha amiga foi fazer aqui em casa e a cozinha ficou lavada de óleo.
    é gostoso mas tem que ser feito um dia entes da faxineira vir.

    ResponderExcluir
  35. leia de goiania goias5 de janeiro de 2012 às 20:23

    nao tem que ser no oleo frio e esse po roiyal sera que funciona vou tentar bjos leia goiania goias

    ResponderExcluir
  36. vou fazer pra ver se fica bo mesmo valeu pela receita

    ResponderExcluir
  37. gostaria de saber se esse bolinho de povilho ele nao explode quando vai fritar,pq fis um bolinho q explodia e quase fiquei louca,ficou com medo e nunca mais fis,mandem resposta para meu imail por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado, el explode sim e é um perigo monstro.
      Se botar fermento demais explode até sua casa.
      Pois é, pois é, pois é...

      Excluir
  38. meu imaill e crisstina1972@hotmail.com desculpa ai n coloquei meu imail no comentario

    ResponderExcluir
  39. eu já fiz esse biscoito porem ñ levou fermento nem açúcar e ficou muito bom o segredo pro biscoito ñ estourar é fritar no óleo morno, nem quente nem frio,depois que estiver quase frito vc aumenta o fogo retire os biscoitos e abaixe o fogo novamente, só coloque mais biscoitos quando o fogo estiver morno novamente senão vão estourar e fazer uma bagunça...

    ResponderExcluir
  40. Olha muito obrigada pela receita, como sempre no kioske em frente ao meu trabalho e fico sonhando o dia inteiro com o que comi kkkk adorei ficou maravilhoso, mas confesso que no lugar do água esquentei leite com óleo, e ficou divino também... Ah pra se seguir direitinho o que vc ensina não estou não, fiz em duas panelas ao mesmo tempo e nenhuma deu um estouro sequer, confesso que tinha esse receio... mas valeu a pena. obrigadão e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  41. Eu fiz e ficou tudo de bom.

    ResponderExcluir
  42. Esta cansado de ficar em casa em frente do computador sem fazer nada?

    Conheça uma forma de ser seu próprio patrão e ganhar dinheiro fácil fácil,

    Acessando nosso links abaixo você passara a ganhar seu lucro próprio no aconchego de sua casa...

    Acesse já

    http://www.kitganhedinheiro.net/?15886

    http://www.kitganhedinheiro.net/combo.asp?15886

    http://www.kitganhedinheiro.net/ccsf/?15886

    ResponderExcluir
  43. Bem em frente ao computador mesmo, com fome e me flagrei que precisava de algo para comer e assim poder tomar meus dois comprimidos noturnos. Sem leite, acabei pesquisando e descobrindo a sua receita Sem nenhuma gota de leite na geladeira,tive coragem e fiz os biscoitinhos fritos com polvilho doce. Saíram sequinhos, mesmo sem leite e sem fermento em pó, que eu não tinha. Muito bom,mas creio que o que nunca pode faltar são os ovos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  44. ola vou fazer pela foto dever ser muito bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada pela receita vou fazer ,toma um café da tarde que tal com toda da minha família morro em angra dos ilha grande abraao

      Excluir
  45. Para que o bolinho não estoure, é só colocar meio copo de água e meio de leite , ai não tem problema de estourar.

    ResponderExcluir
  46. Oie, adoro esses biscoitos, usei na minha receita uma dica sua a do fermento e ficou ótimo. Delíciaaaaaaaaaaaaaa... Cris 04-02-14

    ResponderExcluir
  47. Fiz e ficaram ótimos, mas gostaria de saber se alguém tem noção de qual o segredo pra ele ficar puxa puxa, meio elastico...
    Eu coloquei leite e óleo e nas 3 vezes que fiz não estouraram.. ah... sovei bastante tb.

    ResponderExcluir